Dos curadores. Respondendo ao tema Absorbing Modernity: 1914-2014, estabelecido pelo curador da 14ª Exposição Internacional de Arquitetura, Rem Koolhas, a exposição Lest We Forget: Structures of Memory apresenta os resultados de uma iniciativa mais ampla para arquivar a história do desenvolvimento arquitetônico e urbano nos Emirados Árabes Unidos ao longo do século passado. Com ênfase nos anos 1970-1980, a exposição examina como a arquitetura pública e residencial, construída no contexto do rápido crescimento urbano, moldou a federação recém estabelecida e preparou as bases para sua aparição no cenário global.
A exposição se baseia no conceito de um arquivo aberto, oferecendo aos visitantes uma plataforma de envolvimento com materiais que ilustram o desenvolvimento histórico das cidades nos Emirados Árabes e suas memórias coletivas. Estabelecida dentro de uma cronologia de um período de um século, estruturada em quatro fases históricas distintas, a exposição explora a transmissão das tradições de arquitetura que vai desde as mais antigas até a arquitetura contemporânea.
“Eu queria criar uma exposição interativa que incentivasse a exploração e as recompensas das descobertas através de um arquivo aberto. Eu também queria iniciar uma conversa entre arquitetos e urbanistas e os cidadãos que experimentam os ambientes construídos das cidades dos Emirados Árabes," explicou Bambling. "Grande parte do material foi agrupado, criado para a exposição ou será exibido ao público pela primeira vez - conteúdo que permanece normalmente oculto dentro de arquivos de empresas de arquitetura e engenharia, em arquivos públicos de prefeituras e governos, em álbuns de fotos familiares, em cartões postais, em coleções fotográficas."
Os quatro períodos são:
-
1914 - 1949 - Arquitetura Vernacular. Examinando as tradições de arquitetura dos Emirados Árabes Unidos
-
1950-1970 - Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. Explorando os primeiros master-plans de cidades árabes como Abu Dhabi, Dubai e Sharjah
-
1971-1994 - Estruturas da Modernidade. Expondo edifícios chave para o encontro inicial dos EAU com a modernidade logo após a união dos Emirados.
-
1995-2014 - Retrospecção e Inovação. Destacando esforços de conservação e adaptação na preservação de edifícios e planos modernos para um futuro sustentável.
Desenvolvimentos urbanos e arquitetônicos dentro desses quatro períodos são demonstrados através de três componentes principais da exposição. O primeiro, gavetas de arquivo contém material primário como fotomontagens de arquitetura e engenharia, documentos oficiais, fotografias aéreas, fotografias históricas, fotos de família e depoimentos orais.
O segundo componente consiste em conversas filmadas e projetadas em grandes telas sobre as gavetas de arquivo. As conversas reúnem os principais profissionais dos Emirados Árabes Unidos nas áreas de arquitetura, engenharia, educação, conservação e cultura para compartilhar suas experiências e perspectivas na história de arquitetura e desenvolvimento urbano nos Emirados Árabes. Dentre os entrevistados estão o engenheiro Rashad Bukhash, Diretor do Patrimônio Arquitetônico da Prefeitura de Dubai & Presidente da Sociedade de Patrimônio Arquitetônico; Dr. Yasser Elsheshtawy, Professor de Arquitetura da United Arab Emirates University Al Ain; Mel Stewart, Eng. Civil & Conselheiro Especial da Halcrow; Dr. Frauke Heard-Bey, autor de From Trucial States to United Arab Emirates; David Heard, autor de From Pearls to Oil: How The Oil Industry Came to the United Arab Emirates, e Peter Jackson, membro do RIBA - Royal Institute of British Architects.
Um terceiro elemento significante da exposição são os mapas, infográficos, diagramas e uma linha do tempo. Esta última percorre toda a exposição e corresponde aos quatro períodos abordados.
Essa exposição é a primeira dos Emirados Árabes Unidos numa Bienal de Arquitetura de Veneza. Ela tem curadoria de Dr. Michele Bambling em colaboração com a equipe de pesquisa composta pelos arquitetos Adina Hempel, Marco Sosa e Hanan Sayed Worrell.